Saturday, March 26, 2005

CRUZEIRO "TESOUROS DA HISTÓRIA" (2)

Ao quinto dia de viagem, Alexandria apresentou-se-nos vestida de cinzento escuro. Em coluna e sob forte escolta policial, saímos do porto, rumo à capital do Egipto, Cairo. Com duas horas e meia de caminho, na auto-estrada do deserto, descortinámos as imponentes construções de Gizé, obrigatório ponto de encontro turístico. Num ápice, reduzidos à nossa pequenez, admirávamos as três maravilhosas e impressionantes Pirâmides de Keops, Kefren e Mikerinos, diariamente visitadas por gentes de diferentes raças, credos e culturas, numa mistura babélica de dialectos e de línguas . E depois, a Esfinge com todo o seu esplendor, apesar da sua beleza fragilizada pela erosão, mas constantemente registada nas películas das câmaras.
Uma vez visitadas as únicas sobreviventes das sete clássicas maravilhas do mundo, prosseguimos para uma breve visita a uma fábrica, onde a laboração do papiro ainda acontece, segundo os parâmetros primitivos.
Era hora do almoço. Ao som de músicas egípcias e sob uma chuva de pétalas de rosas, fomos principescamente recebidos à entrada de um luxuoso hotel, onde nos satisfizemos com um vasto e saboroso manjar, à moda imperial egípcia. Aguardava-nos ainda o Museu Egípcio com as suas ricas e únicas colecções de tesouros faraónicos, onde, envoltos por uma multidão ávida de curiosidade, finalmente, pudemos vislumbrar o espólio do rei Tutankamon.
Vagarosamente, ao longo de uma das margens do Nilo, observámos a confusão do movimento pedestre, em hora de ponta, misturado com os engarrafamentos colossais do trânsito, ao cair da tarde, enquanto a circulação fluvial intensificava-se a cada instante.De regresso ao navio, nem a copiosa chuvada, inundando o alcatrão da via rodoviária, conseguiu amedrontar os espíritos mais estafados pela canseira do deserto.

1 Comments:

At 12:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá
Que inveja!!!
Espero ler mais "Tesouros"... brevemente.
Uma Feliz Páscoa
Abraço
Christina

 

Post a Comment

<< Home