Tuesday, March 29, 2005

CRUZEIRO "TESOUROS DA HISTÓRIA" (5)

Com a chegada de novo dia, aportámos ao continente asiático. Manhã cedo, acostámos ao molhe da estância balnear turca de Marmaris. Atravessando uma vasta área florestal, delimitada por altas montanhas cobertas de neve, dirigimo-nos para Dalyan, onde o termómetro marcava um grau negativo, sendo este, segundo alguns habitantes locais, o dia mais frio do presente ano. De repente, eis-nos transportados em singelas embarcações de madeira, motorizadas, descendo o curso do rio Dalyan, através de um extenso labirinto de bambus, até à antiga cidade de Kaunos. No trajecto, apesar do frio intenso e com o sol incidindo nos penhascos, as sepulturas rupestres dos antigos reis locais, escavadas nas paredes rochosas, despertaram a atenção dos visitantes, pela sua beleza e magnificência. Continuando o circuito fluvial, embrenhámo-nos no formoso habitat aquático, onde proliferam plantações de algodão, campos de cereais e ilhotas cobertas de canas de bambu e de pinheiros. À nossa volta, a passarada esvoaçava em bando. Já em Kaunos, um agradável passeio pedestre permitiu-nos visitar, na árida colina sobranceira ao antigo porto, o que resta do antigo assentamento: as ruínas do Teatro Romano, o Complexo Termal e o Santuário dos oitos ventos.
De regresso à cidade de Dalyan, uma refeição à base de peixe fluvial ajudou-nos a retemperar a força e a encontrar um pouco mais de conforto no quente ambiente do restaurante.
Dezoito horas. Lentamente, o Costa Magica desprendeu as cordas que o mantinham preso ao cais, iniciando a navegação turística pelo pequeno fiorde que separa a bela e romântica cidade de Marmaris, do Mediterrâneo. E, com o sol mergulhando no horizonte, a estibordo, a costa turca colorida de tons laranja, a bombordo e a ilha de Rodes pela proa, o navio embrenhou-se na escuridão nocturna, rumando à capital grega.

1 Comments:

At 11:45 AM, Anonymous Anonymous said...

Um grau negativo? Não imagino o que seja!
Apesar do frio parece ser um lugar maravilhoso!
Abraço
Christina

 

Post a Comment

<< Home